Dicas Básicas de Fotografias Parte II.





Fundo e primeiro plano

Os objetos à frente e atrás do seu assunto são importantíssimos para a foto. Examine o ambiente e reduza os objetos (se forem uma distração ) ou incorpore-os à composição.
Você pode mudar rapidamente o primeiro plano e o fundo erguendo ou abaixando a câmera, virando-a na vertical ou simplesmente mudando a posição.  Não há nenhuma lei dizendo que a posição em pé e aprumada é a melhor para fotografar.
Cuidado para evitar certos erros quando procuramos o primeiro plano e o fundo. Objetos ao redor da cabeça, postes, molduras de janela e qualquer outra coisa que possa dar a impressão de estar saindo da cabeça do fotografado. Evite cores contrastantes ou brilho muito diferente e possa desviar a atenção do assunto.
 





Póximo e distante


     Chegue bem mais perto até que o assunto preencha totalmente o quadro. Depois và se afastando até deixa-lo bem pequeno no quadro. O simples ato de dar alguns passos em outra direção mudará radicalmente suas fotografias. E é mais barato do que comprar uma porção de lentes.
     Aproximar-se pode dar uma sensação de intimidade à foto. Mas atenção: algumas câmeras e lentes nao sao capazes de focalizar a menos de 1 metro. Uma grande-ocular, por exemplo, quando próxima demais, pode distorcer o rosto das pessoas.

                                                                                                                                                                                                       




Macrofotografia

     Muitas câmeras compactas possuem a função “macro”, um termo sofisticado para designar a foto em close-up. Algumas tem uma lente que permite fotografar em close-up, outras contam com capacidade macro “digital”, na qual a imagem será “cortada” para simular o uso de uma lente macro especial. Esse modo é universalmente indicado pelo símbolo de uma flor no menu das câmeras.
     Primeiro, encontre uma área com bastante luz natural, de preferência suave e difusa. Perto de uma janela com persiana ou em um cômodo em que a luz se reflita em uma parede. Tente evitar a luz do sol direta. Evitando assim, as sombras gigantes. Também é melhor evitar a luz artificial, que em geral não é clara o suficiente. Nem pense em usar flash nesse caso, pois a luz saída diretamente da câmera não favorecerá o assunto. No entanto, existem "Iluminadores Macro", que são bastante usados por dentistas entre outros profissionais.


                                              "Iluminador Macro"


                                            "Foto sem iluminador macro"

                                          "Foto com iluminador macro"


     Em seguida escolha um fundo simples para fotografar o assunto. Como já foi dito anteriormente, sua lente tem uma distancia mínima para focalizar. Selecione o modo “macro” ou “flor” de sua câmera para poder se aproximar do assunto sem perder o foco.
     Outro fato que você deve ter em mente é que as verdadeiras lentes macro possuem plano focal pequeno e, portanto, profundidade de campo bem reduzida, eliminando assim as distrações visuais.














 

Um comentário:

  1. Minha camerazinha da Sony tem essa função "florzinha" (e eu não fazia ideia do que fazer com ela). Agora, vou dar close em tudo. Me aguardem!
    Beijos e bom feriadão!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui!